Ceará Locais de Romaria

Juazeiro do Norte – CE

Lugar de romarias

A cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará é um dos maiores centros de romaria do Brasil. A estimativa oficial é que cerca de 2,5 milhões de pessoas visitem a cidade nas romarias que acontecem durante todo o ano. O número é equivalente à população de Fortaleza.

Em Juazeiro do Norte, praticamente tudo gira em torno da lendária figura do padre Cícero Romão Batista, que nasceu em 1844. Toda fama em torno do Padim Ciço começou depois que a hóstia recebida em comunhão pela beata Maria de Araújo teria se transformado em sangue. A partir daí, a cidade se tornou um centro de peregrinação religiosa, com milhares de pessoas em busca de milagres. Por este motivo, a cidade se transformou também em um grande centro de artesanato religioso.

 

Serviço

Diocese de Crato

(88) 3523-4679


Romaria de Nossa Senhora das Candeias

29 de janeiro a 2 de fevereiro

A Romaria de Nossa Senhora das Candeias é uma procissão noturna realizada há décadas em Juazeiro do Norte. A procissão teria sido criada pelo padre Cícero para oferecer trabalho a um ferreiro desempregado que começou a fabricar as candeias.  A ideia deu tão certo que hoje milhares de pessoas prestam esta homenagem a Nossa Senhora das Candeias que, segundo a tradição católica, gerou a luz no mundo.


Dia do Romeiro

1º de novembro

A maior concentração de peregrinos em Juazeiro do Norte acontece dia primeiro de novembro, quando é celebrado o Dia do Romeiro. A estimativa é que cerca de 500 mil romeiros visitem a cidade neste dia, procedentes de vários lugares do Nordeste e de outros estados brasileiros.


Outras romarias

06/01 – Romaria de Santos Reis

20/01 – Romaria de São Sebastião

16 a 24/03 – Semana do Padre Cícero

24/03 – Nascimento do padre Cícero

20/07 – Aniversário da morte do padre Cícero

14/09 – Procissão dos Carros Romeiros

15/09 – Padroeira Nossa Senhora das Dores

04/10 – Romaria de São Francisco das Chagas

02/11 – Finados


Estátua de Padre Cícero

Um dos locais mais visitados pelos romeiros em Juazeiro do Norte é a estátua de padre Cícero, inaugurada dia 1º de novembro de 1969. A estátua tem 27 metros e uma das maiores do mundo em concreto.

Confira a estátua de Padre Cícero pelo Google Street View:


Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores

A igreja foi construída pelo padre Cícero em 1875 e foi o local onde a beata Maria de Araújo recebeu a hóstia que se transformou em sangue. É outro lugar de grande visitação.


Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Padre Cícero está sepultado nesta capela. É um lugar considerado sagrado pelos devotos e que recebe muitas visitas na Romaria de Finados.


Museu Vivo do Padre Cícero

O espaço possui cinco ambientes que identificam o padre Cícero em várias situações do cotidiano. As imagens das pessoas em tamanho real foram feitas a partir de resina de poliéster. O museu fica no Casarão do Horto, o local preferido pelo padre Cícero para seus retiros espirituais.

Deixe um comentário

Translate »