Locais de Romaria Minas Gerais

Ouro Preto – MG

Fonte de inspiração

Caminhar pelas ladeiras de Ouro Preto revela que não é por acaso que a cidade é considerada Patrimônio da Humanidade. Há uma harmonia entre as igrejas e casarões construídos no período do Brasil Colônia. A cidade tem o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, o que traduz não apenas a riqueza gerada com a extração do ouro, mas também o gosto apurado pelas artes – sem falar no quanto era inspiradora a religiosidade popular. Aleijadinho é um dos responsáveis pelo conjunto da obra.

 

Igreja de São Francisco de Assis

O projeto da igreja e grande parte das esculturas são assinados por Aleijadinho. A pintura ilusionista no teto da nave é de autoria de Mestre Ataíde. A obra foi iniciada em 1765 e concluída somente em 1869.

Serviço
(31) 3551-4661


Basílica de Nossa Senhora do Pilar

É considerada a mais rica e mais requintada igreja de Minas Gerais. Foram usados mais de 400 quilos de ouro só para ornamentar as talhas da nave e do altar-mor. Há dezenas de esculturas de anjos em toda a igreja, que ainda abriga o Museu de Arte Sacra.

Serviço
(31) 3551-4736


Outras igrejas que merecem ser visitadas:

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Brancos

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja Santa Efigênia dos Pretos

Igreja São Francisco de Paula

Igreja São Miguel e Almas (ou Bom Jesus de Matosinhos

Matriz de Nossa Senhora de Nazaré

Matriz de São Bartolomeu (fica no distrito de São Bartolomeu e é tomada pelo IPHAN)


Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra tem muitas vestes religiosas feitas com fios de ouro, prata e seda; uma imagem de Cristo em madeira data de 1713, além de outras imagens e objetos religiosos do século XVIII. O museu funciona no subsolo da Matriz Nossa Senhora do Pilar.

Serviço
(31) 3551-4735


Museu Aleijadinho

O museu reúne esculturas barrocas e rococó, móveis coloniais, objetos em ouro e prata e uma imagem de São Francisco de Paula, todas assinadas por Aleijadinho. O museu funciona na sacristia da Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Serviço
(31) 3551-4661


Museu do Oratório

O museu reúne diversos estilos de oratórios mineiros, sendo o único do gênero no mundo. O destaque fica por conta das peças feitas em conchas por Francisco Xavier das Conchas no final do século XVIII. O museu fica anexo à Igreja Nossa Senhora do Carmo. É um lugar que merece ser visitado.

(31) 3551-5369

Deixe um comentário

Translate »