Locais de Romaria Rondônia

Vale do Guaporé – RO

Festa do Divino  

31 maio a 4 de junho

A Festa do Divino Espírito Santo em Rondônia tem algumas características próprias, principalmente porque não acontece em um mesmo lugar e também porque acontece em um período mais longo, quase dois meses. É uma das manifestações mais antigas da Amazônia e uma das principais do Estado de Rondônia.

A festa começa no distrito de Rolim de Moura do Guaporé, no município de Alta Floresta d’Oeste, a 700 quilômetros de Porto Velho. A chegada da bandeira e da coroa do divino, símbolos maiores da festa, acontece no encontro dos rios Mequéns e Guaporé.

Uma embarcação com o nome de batelão, conduzida por 12 remadores, passa por 30 comunidades ribeirinhas, ou mais, inclusive na Bolívia, durante um período de 50 dias. As margens do rio nestas comunidades ficam repletas de fiéis procedentes de vários lugares. A festa é uma herança dos negros dos quilombos e conta com a participação de comunidades indígenas.

Um dos principais momentos da festa é a visita à casa dos fiéis, motivo de orgulho para as famílias. Uma bandeira vermelha é colocada na frente da casa simbolizando que a residência foi visitada.

Serviço

Basílica Menor Divino Espírito Santo

Fone: (69) 3651-2356

Deixe um comentário

Translate »