Espírito Santo Locais de Romaria

Vila Velha – ES

Festa de Nossa Senhora da Penha

Uma semana após a Páscoa

Nossa Senhora da Penha é a padroeira do Espírito Santo e, em sua homenagem, acontece a maior festa religiosa do estado e apontada também como uma das maiores festas religiosas do Brasil. A festa tem data móvel, começando 8 dias após o domingo de Páscoa.

Um dos principais momentos da festa é a Romaria dos Homens que começa na Catedral de Vitória e segue até a Prainha, em Vila Velha, num percurso de 14 quilômetros.

A organização da festas estima que mais de um milhão de pessoas participem dos eventos todo ano, sendo mais da metade só na Procissão dos Homens. Há alguns anos passou a ser realizada também a Procissão das Mulheres, com saída do centro de Vila Velha até o alto do convento.

Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira do Espírito Santo em 1630 pelo papa Urbano VIII, mas a bula papal só foi confirmada em 1908 após um plebiscito realizado em todas as paróquias do estado. A aprovação do Vaticano só aconteceu em 1912.

 

Serviço

Arquidiocese de Vitória

(27) 3223-6711 e 3329-0420


Convento da Penha

O Convento de Nossa Senhora da Penha, no município de Vila Velha, é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. Sua construção foi iniciada em 1558 pelo frei Pedro Palácios, encarregado de construir uma ermida no alto do morro da Penha, a 154 metros de altitude.

O Convento da Penha é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O complexo tem outros monumentos e atrativos, como a Gruta do Frei Pedro Palácios, a Capela São Francisco e o Caminho das Pedras, antigo roteiro para se chegar ao topo da montanha.

Serviço

Convento da Penha

(27) 3329-0420


Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Vila Velha, é a igreja mais antiga do Brasil a permanecer em pé. Sua construção foi iniciada em 1535 como uma capela na Prainha. A igreja preserva os documentos da doação de relíquias de São Cristóvão e São Liberato.

Deixe um comentário

Translate »