Destaque Notícias

Números do turismo religioso são subdimensionados

Segundo entidade, número seria pelo menos o dobro do anunciado pelo governo

O potencial do turismo religioso no Brasil está subdimensionado, de acordo com um levantamento realizado pela Expotour Católica junto aos 15 principais destinos religiosos do país. A Exportour é uma feira organizada no Rio Grande do Norte para divulgar as opções de turismo religioso no Brasil.

Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2015 em torno de 18,1 milhões de fiéis fizeram turismo religioso no Brasil, mas a pesquisa da Expotour Católica aponta que foram mais de 35,4 milhões de pessoas apenas nos 15 destinos.

Pelo Santuário Nacional de Aparecida passaram 12,1 milhão, no Divino Pai Eterno, em Trindade (GO) foram 4 milhões, e em Juazeiro do Norte (CE), mais de 2,5 milhões de fiéis demonstraram a sua devoção por Padre Cícero.

Manoel Sidnésio, coordenador da Expotour Católica, durante Segunda Edição do Fórum Nacional de Turismo Religioso (foto: Canindé Soares)

“O potencial do turismo religioso com certeza é muito grande. O Ministério do Turismo leva em consideração apenas dos dados de voos domésticos, mas há as pessoas que vão de caravanas de ônibus, de carro, e sozinhas”, afirma Manoel Sidnésio, coordenador da exposição.

Segundo ele, falta um olhar dos poderes público e privado para esse segmento, mas principalmente um entendimento da Igreja de como promover esse turismo. “Precisamos, como promotores do turismo religioso, mostrar aos poderes público e privado que o setor tem capacidade e potencial econômico”, defende.

Monumento construído em homenagem a Padre Cícero, localizado em Juazeiro do Norte (foto: Domínio Público)

Sidnésio exemplifica isso com o Círio de Nazaré, em Belém, que de 2015 para 2016 cresceu 40% e movimentou mais de R$ 1,5 bilhão na economia. “Está faltando a criação de grupos de trabalho para fomentar o turismo. No Brasil, tem apenas 3 grupos: um em Santa Catarina, no Divino Pai Eterno e agora está começando um no Rio Grande do Norte”, comentou o coordenador.

A Expotour Católica está incluindo em sua agenda de promoção o Fórum Nacional de Turismo Religioso, um espaço para palestras com especialistas no assunto. A terceira edição do evento será realizada dias 19 a 20 de outubro, em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Deixe um comentário

Translate »