Arquivo de Notícias Destaque Notícias

Candidato a santo fomenta o turismo em Santa Catarina

Município de Jaraguá do Sul quer estruturar melhor o turismo religioso na cidade

O processo de beatificação e canonização de padre Aloísio Boeing está fomentando o turismo religioso em Jaraguá do Sul, na região Nordeste de Santa Catarina.

Os principais locais por onde o sacerdote passou durante a sua vida religiosa integram a Rota da Fé. O roteiro inclui também a Chiesetta Alpina, um monumento erguido no alto do Morro Boa Vista, dedicado à fé dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região.

De acordo com a turismóloga Denise Sueli Henn, o município vem trabalhando na construção de um plano de turismo para definir como melhor estruturar o turismo religioso na cidade. “É um turismo diferente que requer um acolhimento diferente. O poder público está trabalhando no sentido ver as necessidades de infraestrutura que vamos precisar”, comentou.

Túmulo do padre Aloísio Boeing (foto: divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul)

O bairro Nereu Ramos, onde está o túmulo de padre Aloísio carece ainda de sinalização e infraestrutura para pedestres e ciclovias. “O processo de beatificação aumentou o fluxo de visitantes no bairro. Não podemos deixar fugir do controle. Precisamos suprir essas necessidades antes que aumente ainda mais o fluxo de turistas, porque depois fica difícil”, disse Denise.

O padre nasceu em 1913, em São Martinho (SC) e foi ordenado em 1940. Durante 20 anos foi mestre dos noviços em Jaraguá do Sul. Em 1974 fundou a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus e dez anos depois assumiu como vigário da capela Nossa Senhora do Rosário, onde morreu no dia 17 de abril de 2006.

Ele está sepultado no jardim da Igreja Nossa Senhora do Rosário e o seu túmulo tornou-se um local de peregrinação e de oração. Em 2013, foi aberto o processo de beatificação do Servo de Deus. No dia 17 de cada mês é celebrada uma missa em seu louvor a sua beatificação.

Igreja Nossa Senhora do Rosário (foto: Denise Henn)

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, foi construída entre as décadas de 1940 e 1950. De estrutura imponente, seu interior revela um teto de revestimento decorativo em estuque e piso de ladrilhos em mosaico. Possui um púlpito numa de suas laterais. Foi restaurada em 2008.

Seus jardins abrigam a Gruta Nossa Senhora Aparecida e o túmulo do padre. O Noviciado Nossa Senhora de Fátima também é muito visitado. A casa de formação fundada por Padre Aloísio é considerada um Recanto da Fé.

A natureza é exuberante, há um rio que serpenteia o lugar, lagoas, uma Via Sacra entre as matas e um claustro temático. É possível visitar estes espaços com agendamento prévio.

O roteiro inclui ainda o Seminário Sagrado Coração de Jesus, na cidade vizinha de Corupá. O Servo de Deus foi seminarista no local. O seminário se destaca pelo estilo arquitetônico gótico romano, que teve sua construção iniciada em 1929 e inaugurada em 1932.

Monumento dedicado ao Papa Sorriso

Padre Aloísio Boeing (foto: divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul)

Construída no alto do Morro Boa Vista, a Chiesetta Alpina foi inspirada na Igreja de São Simão Apóstolo, de Vallada Agordina, em Belluno, na Itália. O monumento é dedicado ao Papa João Paulo I, Albino Luciani, o Papa Sorriso, que é natural das montanhas e de família de emigrantes.

A Chiesetta é uma iniciativa da comunidade italiana de Jaraguá do Sul, para homenagear os imigrantes que vieram da região dos Apes e Apeninos. O monumento está localizada a 570 metros de altura de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.

Apesar do monumento não ter relação com padre Aloísio atrai milhares de visitantes à cidade que acabam conhecendo a história do sacerdote e visitando os lugares por onde ele passou. Não há uma pesquisa formal, mas estima-se que em 2016, mais de 20 mil pessoas estiveram na Chiesetta.

Serviço

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397, bairro Nereu Ramos

Noviciado Nossa Senhora de Fátima

Rua Padre Aloísio Boeing, 742, bairro Barra do Rio Cerro

Seminário Sagrado Coração de Jesus

Rua Padre Gabriel Lux, 900 – Bairro Seminário, em Corupá

Chiesetta Alpina

Rodovia Municipal JGS 453 – acesso pela rua Domingos Rosa, no bairro Ilha da Figueira, na subida do Morro Boa Vista.

(Crédito da foto da chamada: Fábio José Brugnago) 

Deixe um comentário

Translate »