Arquivo de Notícias Destaque Notícias

Papa Francisco diz que sente saudades do Brasil

Mensagem, em vídeo, foi apresentada durante missa campal em Aparecida

O papa Francisco se lembra, com carinho, quando esteve no Santuário Nacional em Aparecida, em 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, e diz que sente saudades do Brasil. A afirmação está no vídeo exibido durante a missa campal celebrada na manhã do dia 12 de outubro, no pátio do santuário, em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora a três pescadores no Rio Paraíba do Sul. No vídeo, Francisco justificou sua ausência dizendo que “a vida do papa não é fácil”.

Na mesma mensagem, ele pediu que os brasileiros aprendam a conservar a esperança e não se deixem abater pelo desânimo, mesmo diante de tantas dificuldades e da corrupção que assola o País. “O cristão jamais pode ser pessimista. O Brasil precisa de homens e mulheres cheios de esperança”.

A missa, sob um sol muito forte, foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, que representou o papa naquele momento.

Em sua homilia, o cardeal disse que a devoção à Nossa Senhora Aparecida é algo que se transmite de geração em geração e citou as milhares de pessoas que “se ajoelharam aqui (no santuário) com a alma aflita e se levantaram de forma serena”.

O cardeal Giovanni Battista Re presidiu o missa campal

O cardeal disse ainda que a sociedade precisa muito da intervenção de Nossa Senhora porque, mesmo com os avanços da tecnologia, o mundo atual corre o risco de se tornar menos humano com a secularização cada vez maior.

E citando o Evangelho das bodas de Caná, o cardeal disse que a mensagem de Nossa Senhora permanece atual: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. E pediu que sejamos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus, obedecendo a este pedido.

A missa contou com a presença de milhares de romeiros vindos de todas as partes do país. Entre eles estava a doceira Darci dos Santos, de Dourados, Mato Grosso do Sul, que fez questão de chegar bem cedo para garantir um dos melhores lugares. Ela ficou o tempo todo segurando uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que vai colocar, agora, em uma gruta que tem em sua casa. A dona Darci diz que já recebeu inúmeras graças de Nossa Senhora e que, nos últimos dias, antes de vir para Aparecida, houve um aumento considerável no volume de pedidos de doces.

Darci dos Santos, de Dourados, Mato Grosso do Sul, chegou bem cedo ao santuário para garantir um dos melhores lugares

Na celebração também foi apresentada a Rosa de Ouro enviada pelo papa Francisco para comemorar a data. No final, houve o lançamento de um selo dos Correios em homenagem aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora. E a imagem que fica na capela do santuário para visitação ganhou uma nova coroa, o que foi muito aplaudido pelo público presente.

Veja mais fotos da celebração na galeria:

 

Deixe um comentário

Translate »