Arquivo de Notícias Destaque Notícias

Intereclesial de Londrina é marcado por ataques a arcebispo

Ataques foram feitos pelas mídias sociais e repercutiram em todo o País

A radicalização de conteúdos, que está tão em moda nas mídias sociais atualmente, interferiu de forma intensa no andamento do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), realizado em Londrina, Paraná, entre os dias 23 a 27 de janeiro. O principal alvo dos ataques foi o próprio arcebispo dom Geremias Steinmetz, que assumiu a arquidiocese em agosto do ano passado.

As críticas surgiram porque algumas lideranças do movimento se identificam com setores da esquerda. Tanto que na sexta-feira, durante uma atividade no Ginásio de Esportes Moringão, havia a exposição de algumas faixas e cartazes do Partido dos Trabalhadores e outros símbolos da esquerda.

Dom Geremias estava presente e pediu que aquelas faixas e cartazes fossem retirados, justificando que o movimento religioso “não tem vínculo com qualquer partido político”. E acrescentou que estava recebendo ataques vindos de todo o País pelas mídias sociais.

Momento em que a cruz, símbolo do Intereclesial de Londrina, é entregue aos participantes de Rondonopolis, Mato Grosso, onde vai acontecer o próximo Intereclesial, em 2022.

A intensidade dos ataques exigiu um posicionamento da Igreja. Na celebração de encerramento do encontro, dia 27, sábado à noite, no mesmo ginásio de esportes, o bispo de Caçador, Santa Catarina, dom Severino Clasen, leu uma manifestação de apoio e solidariedade a dom Geremias.

O documento foi assinado pelos 60 bispos de todo o País que participaram da celebração, e não falava em revanchismo e sim “em vencer o mal com o bem”. A manifestação foi aplaudida pelo público presente, cerca de 5 mil pessoas.

O arcebispo não fez referências diretas aos ataques em sua homilia, mantendo o foco no tema do encontro: os desafios do mundo urbano. Segundo ele, “os centros urbanos estão doentes e precisam de cura”, o que só pode acontecer com “uma evangelização mais comprometida”.

No final, ele pediu: “Não desanimemos!” E lembrou o lema de sua ordenação sacerdotal há 27 anos: “Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”.

A Arquidiocese de Londrina deverá se manifestar oficialmente nos próximos dias sobre os ataques sofridos por dom Geremias.

O 14º Intereclesial das CEBs realizado em Londrina contou com a presença de cerca de 3300 representantes de todas as dioceses do Brasil e de representantes de vários países e de outras denominações religiosas. O próximo Intereclesial será realizado em 2022 na Diocese de Rondonópolis, Mato Grosso.

Deixe um comentário

Translate »